Páginas

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Moral x Ética



Escola Estadual Adventor Divino de Almeida
Aluno: Valbercley da Graça Almeida, 3° ano A, Matutino
Professora: Vanja Marina Prates de Abreu
Componente curricular: Filosofia

*******

Moral e Ética são coisas distintas e ao mesmo tempo muito parecidas, pois as suas definições geram muita discussão e confusão a muitos séculos.
Moral é um conjunto de normas adquiridas pela educação, tradição e pelo cotidiano, que regulam o comportamento do homem em sociedade. “Ciência dos costumes” foi a explicação de Durkheim para Moral.
Motta (1984), definiu Ética como um “conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, assim, o bem-estar social”, ou seja, a Ética é a forma que o homem deve se comportar no seu meio social.
Todo ser humano possui a consciência Moral que o leva a distinguir o bem do mal no contexto em que vive, e esta surgiu nas sociedades primitivas. A Ética teria surgido com Sócrates, pois se exigi um maior grau de cultura. Ela investiga e explica as normas morais, pois leva o homem a agir não apenas pela tradição, mas principalmente por convicção e inteligência. Vásquez (1998), ponta que a Ética é teórica e reflexiva, enquanto a Moral é eminentemente prática.
Portanto, Ética e Moral são os maiores valores do homem livre; ambas significam “respeitar e venerar a vida”.
Veja abaixo o mapa conceitual que faz uma estruturação sobre o assunto.


Se preferir, leia sobre o assunto de uma forma mais descontraída, assistindo ao víde abaixo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário