Tecnologia na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC - 100 h
Cursista: Valbercley da Graça Almeida
Tutora: Vanja Marina Prates de Abreu
Turma 3 - Vanja - Campo Grande/MS - 2010
Este portfólio tem por objetivo relatar os meus trabalhos realiados no curso "Tecnologia na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC -100 h", que visa oferecer subsídios teórico-metodológico-práticos para que os professores e gestores escolares possam:
- compreender o potencial pedagógico de recursos das TIC no ensino e na aprendizagem em suas escolas;
- planejar estratégias de ensino e aprendizagem integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações de aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, à criatividade, ao trabalho colaborativo e resultem efetivamente no desenvolvimento dos conhecimentos e habilidades esperados em cada série;
- utilizar as TIC na prática pedagógica, promovendo situações de ensino que focalizem a aprendizagem dos alunos.
- planejar estratégias de ensino e aprendizagem integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações de aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, à criatividade, ao trabalho colaborativo e resultem efetivamente no desenvolvimento dos conhecimentos e habilidades esperados em cada série;
- utilizar as TIC na prática pedagógica, promovendo situações de ensino que focalizem a aprendizagem dos alunos.
O curso é dividido em 4 unidades que são subdividas em diversas atividades com temas diferenciados que proporcionam uma melhor capacitação.
UNIDADE I
Quem sou como professor e aprendiz?
Com os alunos de minha escola posso dizer que soube e sei fazer a diferença dentre eles e com eles, pois sempre sou procurado por vários deles para auxiliá-los em diversos trabalhos escolares. Sempre que possível procuro fazer com que esses alunos utilizem um dos meios de comunicação mais utilizados: a internet, para o estudo, como por exemplo: utilizar softwares de elaboração de web sites para apresentarem trabalhos, utilizar os equipamentos disponíveis na escola para melhor apresentarem seminários.
Sempre que possível, faço trabalhos envolvendo vários alunos, promovendo assim relação dentre todos, como por exemplo, é um desfile que estamos organizando para o inicio do mês de maio, que tem por objetivo, tratar da auto-estima.
Já ouve casos em que começaram a me chamar de “mandão” por só querer ouvir as minhas idéias e comecei a perceber isso. Para que esse problema fosse resolvido, a partir de um tempo atrás, comecei a ouvir mais as opiniões dos outros alunos, podendo aprender dessa maneira que nem sempre estamos certo e que sempre podemos melhorar o que nós fazemos. Como já se deve ser imaginado, tenho um pouco de receio às vezes, por saber se as idéias e as opiniões estão certas e se darão certou ou errado, mas na grande maioria das vezes opto por arriscar.
Sempre que possível, faço trabalhos envolvendo vários alunos, promovendo assim relação dentre todos, como por exemplo, é um desfile que estamos organizando para o inicio do mês de maio, que tem por objetivo, tratar da auto-estima.
Já ouve casos em que começaram a me chamar de “mandão” por só querer ouvir as minhas idéias e comecei a perceber isso. Para que esse problema fosse resolvido, a partir de um tempo atrás, comecei a ouvir mais as opiniões dos outros alunos, podendo aprender dessa maneira que nem sempre estamos certo e que sempre podemos melhorar o que nós fazemos. Como já se deve ser imaginado, tenho um pouco de receio às vezes, por saber se as idéias e as opiniões estão certas e se darão certou ou errado, mas na grande maioria das vezes opto por arriscar.
Tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem
Educação e Tecnologia
O Prof. Dr. Ladislau Dowbor, dá uma entrevista sobre a educação e a tecnologia, onde ele sita o seguinte:
“[...] É necessário repensar a escola e a educação no sentido mais amplo.
A escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de
conhecimento, articuladora dos diversos espaços do conhecimento.”
(Dowbor, L., 2001)
A escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de
conhecimento, articuladora dos diversos espaços do conhecimento.”
(Dowbor, L., 2001)
Esse trecho chama a atenção principalmente pelo fato de que o Prof. Dr. Ladislau, levanta uma questão que se nunca foi pensada, foi pensada raramente: o papel da escola na vida do aluno.
Devemos discutir sobre esse assunto, levando em consideração e tendo como base a entrevista que ele deu. Segue abaixo a minha opinião sobre o assunto:
Se você se interessou pelo assunto e deseja assistir entrevista do Prof. Dr. Ladislau Dowbor, segue o vídeo.
.
Tecnologia na Minha Escola
Como todos sabemos, nas instituições de ensino existem diversas tecnologias que ajudam no bom funcionamento e no bom aprendizado dos alunos. Seria interessante se houvesse em um determinado portal da Internet, uma listagem das tecnologias existentes nas escolas. Para dar o ponta-pé inicial, clique aqui para ver uma apresentação em .PPS, com a lista das tecnologias que existem na minha escola.